Estudantes do Curso Técnico em Serviços Públicos EaD do IFPR Campus União da Vitória visitam Cisvali – Campus União da Vitória

Notícias

Estudantes do Curso Técnico em Serviços Públicos EaD do IFPR Campus União da Vitória visitam Cisvali

Publicado em

Copiado!

Um grupo de estudantes do curso Técnico em Serviços Públicos da modalidade de Educação a Distância (EaD), do Campus União da Vitória  do Instituto Federal do Paraná (IFPR), acompanhados pela professora presencial, Lindalva Monteiro e pelo coordenador do curso, Claudemiro Soares de Oliveira, realizaram uma visita técnica ao Consórcio Intermunicipal do Vale do Iguaçu (Cisvali), em União da Vitória, na tarde de segunda-feira, 8 de maio.

Os estudantes foram recepcionados pela Secretária Executiva do Consórcio, Silvia Andrade, que apresentou a entidade, seu objetivo e funcionamento. “O Consórcio é basicamente um órgão que controla os exames e consultas especializadas, desde a contratação de prestadores até a distribuição desses procedimentos aos municípios”, explica.

Os estudantes percorreram os setores de licitação, empenho, recursos humanos, farmácia, enfermagem e atendimento aos pacientes. De acordo com a estudante, Sandra Delvoss, que é funcionária do Consórcio, foi possível mostrar para os colegas, que ainda não conheciam, como é o funcionamento e a importância do Consórcio para a região. “No setor de farmácia, vale ressaltar que tivemos a oportunidade de conhecer como funciona o atendimento à pacientes portadores do HIV, tuberculose e doenças crônicas. A farmacêutica, muito prestativa, nos informou, com detalhes, a maneira que o consórcio trata esses pacientes, desde a consulta com o infectologista até o tratamento medicamentoso”, ressalta.

Para a estudante Jéssica Globacki, a visita foi importante para o enriquecimento dos conhecimentos adquiridos no curso. “vimos o funcionamento do serviço público na prática, e esclarecemos diversas dúvidas”, afirma.

De acordo com o coordenador, muitos estudantes não conheciam a entidade visitada, como funciona e sua área de abrangência. “As visitas técnicas são de suma importância, pois complementam o aprendizado, extrapolando a convencional sala de aula, onde os alunos evidenciam os conteúdos apresentados no curso, possibilitando, assim, maior aprendizado”, afirma.

Essa visita técnica faz parte das atividades a serem realizadas no componente curricular de Seminários Locais. De acordo com as diretrizes para o trabalho pedagógico do curso, esses seminários se constituem em um importante espaço para os estudantes contextualizarem os conteúdos com o mundo do trabalho e os aplicarem na prática junto à comunidade onde estão inseridos.

Topo