IFPR Campus União da Vitória elege grêmio estudantil – Campus União da Vitória

IFPR Campus União da Vitória elege grêmio estudantil

O Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR) realizou sua primeira eleição para escolha de um grêmio estudantil, na semana passada. A eleição foi realizada na noite de terça, 9, e na manhã de quarta-feira, 10. A eleição foi acompanhada pela comissão eleitoral, que recebeu as inscrições, organizou o cronograma, executou a eleição até a posse dos eleitos.

O grêmio estudantil é o órgão máximo de representação dos estudantes da unidade. A chapa vencedora foi a única inscrita, e obteve mais de 70% de aprovação. Os escolhidos vão representar os estudantes de todos os cursos, pelo período de um ano a partir da data da posse, que vai ocorrer na quarta-feira, 17.

De acordo com as representantes da comissão eleitoral, Mariana Hirsch Leandro e Karina Kalichak, foi necessário realizar alguns ajustes no estatuto. “Foi uma responsabilidade muito grande e recebemos muitas críticas, mas serviu de aprendizado e, da próxima vez, vamos concorrer”, afirma Mariana.

O estatuto do órgão foi construído pela Comissão Pró-Grêmio, formada por estudantes que se reuniram sob orientação de professores, da pedagoga com apoio de um representante da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), e aprovado em assembleia geral realizada em dezembro de 2016.

Essa comissão inicial foi composta pelos estudantes do segundo ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Marlon Schwebel, João Lino Bugenski, Flávia Rzewuski e Eduardo Castilho, que sentiram necessidade de organizar a representação estudantil no Campus. O grupo se reuniu com o intuito de ampliar a representação estudantil nos assuntos do Campus, cobrar, fiscalizar e ajudar a construir.

A chapa vencedora é composta em sua maior parte por estudantes do primeiro e do segundo ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. A diretoria do grêmio, que a partir da posse representam os assuntos estudantis ficou constituída pelos estudantes Marlon Schwebel (presidente), Graciela Melnik (vice-presidente), Cristian Padilha (tesoureiro), Flávia Rzewuski (secretária), João Lino Bugenski (diretor social), Eduardo Castilho (diretor cultural), Carlos André Rodrigues (diretor de esportes), Marcella Baziuk (diretora de saúde e meio ambiente), Rhyan Stefanowicz (diretor de imprensa) e Thawany Nicolin como sua auxiliar.

Representar os estudantes do Campus, defender seus interesses, incentivar a cultura literária, artística e desportiva, promover a cooperação entre gestão, servidores e estudantes no trabalho escolar, além de lutar pela democracia permanente na escola, estão entre os objetivos constantes do estatuto do grêmio. De acordo com o presidente da chapa vencedora, Marlon Schwebel, o projeto inicial é viabilizar a aquisição de uma impressora para uso dos estudantes e dos professores. “Foi uma conquista muito importante. No início, constituir um grêmio parecia uma ideia distante, mas o resultado, com aprovação da maior parte dos colegas, é gratificante diante de todas as dificuldades.”

Atualmente, dois estudantes representam os demais no Colégio de Dirigentes do Campus (Codic), que tem entre suas funções opinar sobre ações pedagógicas, administrativas, orçamentárias e disciplinares, de acordo com seu regimento interno.