28 equipes do IFPR participarão da IV Ficiencias em Foz do Iguaçu/PR – Campus União da Vitória

Ficiências

28 equipes do IFPR participarão da IV Ficiencias em Foz do Iguaçu/PR

Publicado em

Copiado!

Alunos e servidores dos campi de Barracão, Curitiba, Ivaiporã, Jaguariaíva, Paranaguá, Paranavaí, Umuarama e União da Vitória participarão, no próximo dia 10, da IV Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias). O evento, que se estende até o dia 13 de novembro, acontecerá no Polo Tecnológico Itaipu (PTI) em Foz do Iguaçu.

Para esta edição, o IFPR teve recorde de trabalhos aceitos, com 28 projetos finalistas. Nesta matéria, há uma retrospectiva história da participação do Instituto no evento, que aconteceu desde seu início.

Diversos estudantes participarão da feira com recursos da Assistência Estudantil do IFPR, por meio da Diretoria de Assuntos Estudantis (Daes) da Pró-Reitoria de Ensino (Proens). De acordo com o Diretor de Assuntos Estudantis, Cleverson Leal, até o momento 53 pedidos foram deferidos. O recurso faz parte do Programa de Apoio à Participação em Eventos Estudantis. A Diretora-Geral do Campus Jaguariaíva, Professora Aline Renée Benigno dos Santos, ressalta a importância desse suporte: “Muitos de nossos alunos não teriam condições financeiras de participar de um evento em outra cidade; inclusive, muitos deles nunca saíram de Jaguariaíva. O crescimento e a aprendizagem que esses alunos terão é extremamente importante na constituição deles como ser social e cidadão”.

Carla Daniele Canestraro, da Pró Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi), será uma das servidoras a acompanhar a comitiva em Foz do Iguaçu. “A ideia é oferecer todo suporte que o aluno precisa, desde estrutura até o contato com o PTI”, afirma. Outros membros da unidade estarão presentes no evento para acompanhar os projetos apresentados e representar a Instituição.

O Campus Jaguariaíva, cujo Bloco Administrativo foi inaugurado em março deste ano, estará pela primeira vez no evento e já com quatro trabalhos de alunos do primeiro ano do Curso Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio. “Essa conquista não é minha, não é da equipe, mas é do aluno. Mais que qualquer coisa, o aluno conseguiu realizar o que foi proposto no projeto educacional. A aprendizagem por projetos amplia os horizontes do estudante. Todos os alunos que temos no campus estão em projetos de pesquisa e extensão, se não como bolsistas, recebendo fomento, como voluntários”, declara Aline, com orgulho.

A preparação para o evento gera expectativas de discentes e professores. “Espero que esse evento estimule nossos alunos a se interessarem e entrarem cada vez mais nesse universo de pesquisa e ciência. Espero também me surpreender com  as pesquisas e ideias que serão apresentadas durante o evento e poder compartilhar essa paixão pela ciência”, declara Heloísa Helena de Oliveira, professora de Biologia do Campus Umuarama. O aluno Lucas Silva Russo, do mesmo campus, conclui: “Minha expectativa é passar bem a ideia do nosso projeto, encontrar bons exemplos e ganhar mais conhecimento por lá.”

Confira os trabalhos (listados em ordem alfabética) do IFPR que participam da IV Ficiencias:

 

Campus Avançado Barracão:

*Ludoteca para o ensino de Matemática e Química
Professores orientadores: Osmar Luis Nascimento Gotardi e Fernanda Marchiori Grave
Alunos participantes: Bianca Ribeiro Pinno, Ana Paula da Silveira, Cristiane Carvalho dos Santos, Bianca Teles de Moura, Agnes Suellen P. dos Santos e Maria Eduarda P. Massocato.
Resumo: Por meio da estruturação de uma ludoteca para o ensino de Matemática e da Química, propõe-se o uso de jogos como material de apoio aos docentes, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem na região de Barracão/PR.

 

Campus Curitiba:

*A História da Colonização do Brasil em Iracema, de José De Alencar, e em Desmundo, de Ana Miranda
Professor orientador: Luciana Camargo
Alunos participantes: Clara Costa Polanski; Isadora Fonseca Carrari; Rebeca Dias Pegollo

*Brainfly: Sistema de Testes e Indicação de Material para Auxiliar no Processo de Ensino-aprendizagem
Professores orientadores: Elaini Simoni Angelotti; Paulo Roberto Vieira Junior
Alunos participantes: Carolina Portes Da Silva; Geovana de Carvalho Filho; Mariana Carmin

*Elekto – Desenvolvimento de uma urna de baixo custo para votação eletrônica
Professores orientadores: Anderson Bittencourt Lima, Elaini Simoni Angelotti e Paulo Roberto Vieira Junior
Alunos participantes: Cláudia Grebogi Bilyk, Marianna Scheider

*Kinect e um esqueleto humano 3D: uma realidade virtual para o ensino
Professores orientadoras: Michele Patrícia Müller Mansur Vieira; Caroline Kretezel Bandeira
Alunas participantes: Letícia Olibratoski Fernandes

*Splett Pet: Rede social para donos de animais
Professores orientadores: Elaini Simoni Angelotti; Paulo Roberto Vieira Junior
Alunos participantes: Bernardo Chagas Araújo; Guilherme Augusto da Silva; Kauane Splett Da Costa

 

Campus Ivaiporã:

*Cohpli – Contando as histórias do Paraná em Libras

*Dahel – Desenvolvimento de Aplicativo para Hábito de Estudos e Lazer

*Domótica aplicada ao uso consciente de Energia

*Efeito da homeopatia sobre o comportamento de frangos de corte em sistema colonial

*Jornal do Aluno: Blog de Interação e Comunicação

*Protótipo de Aplicativo de Localização de Túmulos – Aplicatério

*Rede sustentável: Uma proposta de conexão

*Sorvete de Kefir saborizado com frutas e adoçado com mel

 

Campus Jaguariaíva:

*As representações culturais latino-americanas no processo de ensino e aprendizagem da língua espanhola como língua estrangeira
Professor orientador: Natan Gonçalves Fraga
Alunos participantes: Alisson Henrique Wallis, Amanda Pereira da Silva, Ariadne da Cunha Padilha e Karine Brizola Subtil.
Resumo: Com base nos documentos oficiais e nos conceitos de língua, cultura e ensino intercultural, o presente projeto visa elucidar como a América Latina está representada nos livros didáticos de língua espanhola que circulam nas escolas públicas de Jaguariaíva.

*Educar com diversidade: histórias e culturas da África e do Brasil nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Professor orientador: Fábio Lucas da Cruz
Alunos participantes: Lucas de Souza Timóteo, Jovana da Silva e Thifani Pereira Raimundo
Resumo: Aborda as oficinas realizadas com docentes de Jaguariaíva para apresentar sugestões de atividades e de recursos didáticos sobre a História da África e da cultura afro-brasileira nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

*Extração de DNA e simulação eletroforética como metodologia didática para o ensino de biotecnologia no Ensino Médio Integrado
Professores orientadores: Adriana Ferreira Gama e Tarcila Bueno
Alunos participantes: Felipi Lima Matozinho, Jonathan Willian Pivovar Crivoi, Matheus Garcia Borges Matucheski e Rafhael Henrique Fraga Izidoro
Resumo: Projeto pensado para melhorar a compreensão de alguns conceitos trabalhados em Biologia Molecular, de uma vez que os estudantes da área biotecnológica devem ter estes conceitos muito bem delineados e definidos.

*Jaguariaíva e seu potencial empreendedor: A economia solidária em questão
Professor orientador: Selma Aguiar Jagher
Alunos participantes: Carlos Henrique Aguiar Santos, Guilherme Rodrigues Castro, Jaziel Edson Kruger e Rafhael Henrique Fraga Izidoro
Resumo: Objetiva identificar empreendimentos econômicos solidários na cidade de Jaguariaíva, identificando suas práticas, dificuldades e formas de trabalho, ajudando os atores envolvidos, tanto na padronização dos processos produtivos, quanto na intervenção junto ao poder público municipal, criando políticas públicas voltadas ao incentivo dessas práticas.

 

Campus Paranaguá:

*Desenvolvimento de um aplicativo móvel para monitoramento participativo de encalhes de fauna marinha no litoral do Paraná
Professora orientadora: Izabel Cavallet
Alunos participantes: Renata dos Santos, Flavia Rossato e Jorge Ferreira
Resumo: Criação de um aplicativo para estimular a população a participar ativamente na conservação da fauna marinha, fazendo deste um instrumento potencial da chamada “ciência cidadã”.

 

Campus Paranavaí:

*Análise da Qualidade da Energia Elétrica na Presença de Cargas Não Lineares
Professor orientador: Edson Junior Acordi
Alunos participantes: Ana Paula Vieira Guimarães
Resumo: Estudar o impacto das cargas não lineares na qualidade da energia elétrica (QEE), tema atualmente em evidência devido a vários problemas relatados na literatura, os quais podem afetar o funcionamento ou causar danos a equipamentos elétricos.

*Avaliação da qualidade físico-química e microbiológica de queijos minas frescal e ricota comercializados no município de Paranavaí/PR
Professor orientador: Suellen Jensen Klososki
Alunos participantes: Stefany Aparecida Roque Alves, Joabe Toracci Alves e Nicole da Silva Soares
Resumo: Este trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade microbiológica e físico-química de queijos Minas frescal e ricota, comercializados em Paranavaí.

*Bebida Kefir com sabor de mamão, laranja, manga ou maçã
Professor orientador: Tatiana Colombo Pimentel
Alunos participantes: Tailana Marin de Lima
Resumo: O objetivo do trabalho é desenvolver bebidas fermentadas utilizando grãos de Kefir. Os grãos podem ser reaproveitados para a preparação de novas bebidas, permitindo que sejam preparadas com custo reduzido.

*Biscoitos tipo Cookie preparados com farinha de casca de uva
Professor orientador: Suellen Jensen Klososki
Alunos participantes: Taynara de Oliveira Saldan e Danilo Del Bianco Lima
Resumo: O projeto visa ao desenvolvimento de biscoito tipo cookie utilizando o resíduo agroindustrial que é descartado na indústria de vinho.

*Queijo Minas Frescal saborizado com goiaba, maçã, manga ou banana
Professor orientador: Tatiana Colombo Pimentel
Alunos participantes: Dairane Gabriela Leite da Silva e Emanoele de Oliveira dos Santos
Resumo: O objetivo do projeto é desenvolver Queijos Minas Frescal com sabor de frutas que apresentem características físicas, químicas e sensoriais adequadas. Trata-se de um produto inovador, pois não há queijos saborizados no mercado.

*Sorvete probiótico com sabor de frutas e extrato hidrossolúvel de arroz como substituto do leite
Professor orientador: Tatiana Colombo Pimentel
Alunos participantes: Damarys de Souza Vergílio, Eloísa Oliveira Benedetti e Bianca Pazinato
Resumo: O objetivo do trabalho é desenvolver sorvetes sem lactose, por meio da substituição do leite por extrato hidrossolúvel de arroz. A adição de culturas probióticas aumenta os efeitos benéficos deste produto.

 

Campus Umuarama:

*Avaliação da quantidade de lixo reciclável descartado em aterro sanitário da cidade de Umuarama/PR
Professor orientador: Heloísa Helena Paro de Oliveira
Alunos participantes: Lucas Silva Russo
Resumo: O projeto visa identificar e quantificar quais tipos de lixo estão sendo descartados inadequadamente (metal, papel, plástico, etc) no lixo comum e, a partir desses resultados, conscientizar a população da importância da separação correta do lixo para o município, já que a coleta seletiva é feita em 100% dos bairros da cidade.

*Secagem do bagaço da uva Niágara Rosada (Vitis labrusca) e análises físico-químicas para a caracterização de sua farinha
Professores orientadores: Lincoln Kotsuka da Silva e Stella Alonso Rocha
Alunos participantes: Creir da Silva e João Victor Chiquito de Carvaho
Resumo: Da utilização do subproduto das industrias de processamento de uva, desenvolver e otimizar metodologias de secagem do bagaço desta matéria prima e realizar análises fisico-químicas da farinha produzida, em busca de aplicações diferenciadas.

 

Campus União da Vitória:

*1905: quando trilhos foram mais que caminhos
Professor orientador: Vitor Marcos Gregório
Alunos participantes: Aline Bueno
Resumo: Esta é uma pesquisa que tem como objetivo analisar os impactos que a chegada dos trilhos da estrada de ferro São Paulo – Rio Grande, também conhecida como “Ferrovia do Contestado” provocou sobre as cidades gêmeas de União da Vitória/PR e Porto União/SC, principalmente no que toca ao desenvolvimento econômico, ao crescimento demográfico e às inovações arquitetônicas introduzidas em ambas.

Topo